quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Qual é a minha idade ?

Quantos anos de fato eu tenho ? Sempre me pergunto isso e a resposta é que depende. Por que depende ? Por que tenho todas as idades. Biologicamente, nasci em 64. Para algumas coisas, ainda tenho 16 anos. Para muitas, tipo a corrida e o trabalho, ainda sinto que estou longe dos 40. Para outras, como a busca do conhecimento, acho que já estou pra lá dos 50, chegando nos 60.

Quando olho para meus filhos Gabriel e Pedro, vejo neles interesses, jeitos, gostos, etc, para a idade biológica que eles realmente tem. Pequenas variações, mas eles são o tempo que eles viveram até agora. Eu, porém, não me sinto assim.

No trabalho, provavelmente, estou muito próximo da minha idade biológica. Visto-me formalmente como quem ocupa uma posição de quem já tem senioridade e precisa representar a empresa com base em seus valores. Muitas vezes, porém, ajo com a energia e garra de quem ainda está construindo a carreira. Em outras, levo a experiência de quem parece já estar há muitos anos naquele lugar.

Na vida pessoal, o espectro é muito mais amplo. Na música, pela qual sou fissurado, isto fica muito claro. Até hoje cultivo um prazer enorme pelas primeiras bandas da minha vida, como Rush, Led Zeppelin, Black Sabbath, Queen, Pink Floyd, etc, sem deixar de adorar aquelas dos anos 80 e 90, como U2, Bon Jovi, Fish, Pearl Jam, etc. Porém, curto muito bandas desta década como Coldplay, The Killers, Linkin Park, Muse, assim como as meninas Norah Jones, Shakira, Amy Winehouse, etc. Qual de fato é a minha idade musical ?

Esses dias uma amiga minha me disse que eu me vestia igual a meu filho. Aquilo me deixou intrigado. "Será ?" pensei. "Vou ter que voltar à terapia e trabalhar isso". Na verdade, eu não sinto que estou copiando ele. Não tenho necessidade para tal. Sempre gostei de me sentir leve e mais esportivo na forma de vestir quando não estou trabalhando. Uso gravata e terno para o trabalho desde os meus 21 anos. Como preciso ser formal no trabalho, acho que me visto mais "sei lá como" na vida pessoal para contrabalançar.

E nos livros ? Curto temas atuais como os problemas causados pelos combustíveis fósseis, a sustentabilidade do planeta, o impacto das redes sociais no nosso comportamento, a fragilidade dos relacionamentos homem-mulher, etc, mas também busco conhecimento nos primórdios da psicanálise com Freud e Jung, na filosofia com Nietschke,  na história do mundo, na psicologia do amor, etc. Qual de fato é a minha idade literária ?

Fica portanto a pergunta de qual é nossa verdadeira idade. Acho que na metade da vida, temos todas as idades que vivemos e quem sabe algumas a mais. Depende dos nossos gostos, vontades, da nossa história. Simplesmente, depende do assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário