quinta-feira, 21 de outubro de 2010

E tudo tem um começo...

Hoje acordei e decidi colocar em prática a ideia de criar um blog. Há muito venho querendo escrever, porém sem saber como. Tenho me experimentado no facebook, em capítulos de um livro ou mesmo em cartas e e-mails. Nada até agora satisfez a minha vontade de colocar as coisas para fora.

Semana passada recebi uma mensagem de um amigo no facebook para olhar o seu blog. Dois dias depois, minha prima me falou de um blog de uma amiga sua. Estava se formando a ideia.  "Por que não o meu blog ?"  pensei. Tem dias que estou cheio de ideias que preciso colocar para fora e compartilhar com alguém. Um blog seria uma boa forma de satisfazer a minha vontade. E cá estou eu.

Logo que comecei meu projeto, sou solicitado a escolher um nome para o blog. Não precisei pensar muito, pois minha vontade é mesmo escrever sobre a vida e tudo que a cerca. "Viva la Vida" é um sentimento forte que me tem tomado de que devemos de fato viver a vida com tudo que ela tem, seja de bom ou mesmo de ruim. O bom é para curtir e celebrar e o ruim, que eu espero que seja muito pouco, para aprender e crescer. "Viva la Vida" hoje e daqui para frente, embalado pela música do Coldplay.

E por que eu estaria tão disposto a falar assim da vida ? A resposta certamente vem do momento de vida no qual me encontro. Digamos que estou no início da segunda metade da vida. Para este novo estágio, ainda sou uma criança e estou aprendendo muito. Entretanto, a primeira metade da vida me ensinou muita coisa. Construí um casamento que me deu muitas alegrias e dois filhos maravilhosos, criei uma carreira sólida, tive bons resultados, cultivei amizades, curti a família, mudei de cidades, nadei, pedalei, joguei tênis, joguei golfe e corri maratonas. De fato, não tenho nada do que me queixar. 

Nos últimos anos, porém, sinto que uma nova fase iniciou. Aquelas regras de vida tão cristalinas e que regeram a primeira metade da vida parecem um pouco difusas. Fui descobrindo que posso questioná-las. Não necessariamente quebrá-las, mas adaptá-las. Atuar para que elas sejam mudadas, evoluídas. Toda regra tem seu sentido de ser, mas o tempo pode mudar este sentido e, na segunda metade da vida, podemos e, quiçá devemos, questioná-las. Estamos mais maduros, mais inteligentes, com mais conhecimento. Será que de fato não devemos dar nossa contribuição para a evolução da vida ?

Pensando nisso é que resolvi começar este blog. Preciso escrever para colocar as minhas ideias e opiniões no papel. Assim, ali refletidas, eu mesmo posso avaliá-las melhor, com a vantagem de que num blog outras pessoas podem compartilhá-las, questioná-las, evoluí-las ou, mesmo, matá-las. A verdade é construída a cada dia e, o que hoje é verdade, amanhã pode não ser.

Vou colocar aqui minha visão sobre a vida. Ela se forma e evolui do passado que vivi e remexo de vez em quando, das minhas emoções e sentimentos, dos fatos que vivo diariamente, do meu trabalho, das conversas com amigos, colegas e família, dos livros que leio, etc..enfim, da vida. Gostei muito de dois livros que li da Lya Luft (Perdas e Ganhos e Múltipla Escolha). Dali tirei que a vida pode ser muito boa daqui até o fim, mas que temos que ser os atores desta história. Eu estou fazendo a minha parte.

Viva la vida hoy e siempre. Vejo vocês aqui. Contribuam.

5 comentários:

  1. Nada como um dia depois do outro, cada vez apreendemos mais...

    ResponderExcluir
  2. Bacana a iniciativa! Vou ficar por perto...

    ResponderExcluir
  3. Seja bem vindo, sou a "amiga da prima" ;-)

    ResponderExcluir
  4. Diet, boa iniciativa! Espero que seja um sucesso. Abraços. Portela

    ResponderExcluir
  5. Diet, espero que você continue, vou ficar de olho. Abc, Rui

    ResponderExcluir